12970755064_788b0685ca_o.jpg
Como posso inovar na condução de minha vida?

Quando surge um problema ou imprevisto emerge também a necessidade de encontrar uma solução eficaz e, na maioria das vezes, urgente. Essa urgência em encontrar uma solução é ainda mais fugaz quando envolve questões financeiras e de sobrevivência.

Essas questões soam como alarmes interrompendo a tranquilidade e a paz. Perder a estabilidade financeira pode significar a não realização das metas e sonhos. Soma-se a isso, o lado emocional, que quando desequilibrado, afeta de maneira geral todas as relações do ser humano, comprometendo o equilíbrio e a evolução pessoal e profissional.

8288610183_36c13965c5_o.jpg
Empresas lucrativas, rentáveis e sustentáveis no Agro: A sua é?

Grande parte das empresas no agro apresentam dificuldades em potencializar o lucro e a rentabilidade das riquezas disponíveis em seus 5 Capitais. Esse déficit em gerenciar o presente compromete os negócios de sua empresa no aqui e agora, empobrecendo o legado a ser deixado como herança para as próximas gerações. 

A falta de eficiência e expertise,  acabam por desarmonizar a perspectiva de futuro. Desconhecer os indicadores de desempenho de seus negócios compromete a continuidade da atividade e a permanência das próximas gerações de sua família no agro. 

o tempo.png
O tempo como aliado para uma vida equilibrada e produtiva

Você já deve ter ouvido esta frase “Se Deus quiser eu vou realizar meus sonhos”. Mas de fato, o quanto Deus é responsável pela realização de meus sonhos

Temos a nossa disposição todos os dias 86.400 segundos, que na grande maioria das vezes, julgamos não serem suficientes.  Se você tivesse o poder de aumentar a quantidade de tempo de um dia, para quanto você aumentaria?

A pergunta chave é, o que de fato eu tenho feito com os 86.400 segundos que tenho a minha disposição todos os dias?

28700113967_8489a7f298_o.jpg
O gerenciamento dos desembolsos e o impacto na performance dos negócios

No ramo agropecuário, a maioria dos negócios desenvolvidos, apresentam sazonalidade nas receitas. Devido a isso, o fluxo de caixa deste setor, apresenta particularidades trazendo a tona alguns desafios, dentre eles a gestão financeira. 

 

Uma das perguntas recorrentes é com relação a gestão eficaz dos desembolsos e o desafio de manter saldo positivo em caixa.

Talvez, você algum dia, já tenha se deparado em situações difíceis e até mesmo embaraçosas no momento de honrar com seus compromissos financeiros assumidos. 

Comportamentos e atitudes proativas para
Comportamentos e atitudes proativas para tirar o planejamento do papel

O ato de planejar formalmente está fora da rotina de muitos pessoas, principalmente por desconhecerem os benefícios e ganhos na execução do pensar, tanto a curto quanto a médio e longo prazo.

Por outro lado, há uma parcela da população que já desfruta dos benefícios que este processo de reflexão propicia. Para estes, o tempo destinado ao planejamento é de fato percebido como investimento. Mas, mesmo dentro desse grupo que já executa o planejamento, existem ainda aqueles que, na rotina diária, “esquecem o planejamento dentro da gaveta”, usufruindo parcialmente das benesses do ato de planejar.

10154185656_d33b27d159_k.jpg
Geração de receita e agregação de valor no Agro: como potencializar?

Este talvez seja um dos maiores, se não o maior, dos desafios enfrentados pelos empresários do Agro. Neste setor econômico, a capacidade em gerar receita é determinada por fatores que não estão exclusivamente sob domínio do produtor. Ela está atrelada a expectativa de produtividade e ao preço de venda. Este último, é, na maioria das vezes, uma incógnita. 

Produção e renda, são dependentes de multifatores. Alguns são internos e outros externos, dependentes ou não do modelo de produção.

O planejamento e o plano de ação constituídos de maneira formal, na maioria das vezes, não estão inseridos dentre as principais tarefas da vida empresarial. Planejar é um verbo que, por vezes, assume caráter informal, ficando no plano e na projeção mental.

Realizar um planejamento de vida, assume uma dimensão ainda mais distante quando a perspectiva é pessoal. 

Frases como: “tudo que planejei até hoje, não deu certo”; “Para que planejar, sempre precisa fazer ajustes”... São alguns dos motivos apontados pela ausência de planejamento formal.

13184669313_fecc514539_h.jpg
Investir tempo em planejamento é um bom investimento?
33468176230_3caca2c102_k.jpg
"O Futuro do Agro" Tema: Capital Humano

A percepção do ser humano enquanto capital de uma empresa, não é unânime. Isso ocorre devido a sua intangibilidade, afinal, mensurar quantitativamente qualidade, know how e expertise não se constituem em uma tarefa fácil. Nem a mensuração nem a identificação como tal.

Essa dificuldade de percepção do humano enquanto riqueza, deve-se a uma construção social herdada por nós, proveniente do sistema de produção vigente. 

Responsável por uma revolução no setor automobilístico e pela implantação de uma metodologia de produção em série,  o visionário Henry Ford, não reconhecia o indivíduo enquanto capital humano, apenas considerava sua força braçal para produzir.

50175515321_430ac2bf54_k.jpg
“O sucesso de seus negócios e a conexão com a missão de vida”

Por se tratar de algo subjetivo e imaterial, pode-se dizer que, na maioria das vezes, destinar energia e tempo em descobrir ou saber seu propósito de vida não está elencado nas prioridades que se tem ao longo dos anos. 

A rotina diária está conectada diretamente com foco no trabalho, na execução de atividades voltadas ao cumprimento de metas, a fim de alcançar objetivos. Estes podem estar planejados somente no plano mental ou ainda podem estar devidamente estruturados num plano. Isso varia conforme a inteligência comportamental e emocional do indivíduo.  Esse foco em realizar projetos pauta-se no ter: adquirir bens materiais, possuir uma empresa, ou seja, materialização física das metas e objetivos. 

6180101085_11e0a9490f_o.jpg
"O Futuro do Agro" A gestão financeira como aliada na potencialização do resultado positivo

Relacionadas ao capital financeiro da empresa, das falas que geralmente se ouve dentre os empresários no agro, algumas são recorrentes. “Nunca tenho dinheiro de sobra”; “sempre tenho contas para pagar”;  “Não sei se a minha empresa tem viabilidade financeira”... Talvez a mais marcante seja: “penso que se vender todos os bens, ainda assim, não consigo pagar todos os empréstimos e financiamentos”. Essas questões são chaves e o tratamento delas tende a ser decisivo.

 

Afinal, qual é o nível de gestão financeira que atualmente desenvolvo em meus negócios? 

pexels-ismael-sanchez-2281999.jpg
Conhece-te a ti mesmo?? Frase ultrapassada ou utópica? Imaginária ou real?

                                                                                “Conhece-te a ti mesmo”  

                                                                                                           Sócrates

No artigo “Visão empreendedora - Nos dias atuais o que é indispensável para ser um empreendedor vencedor?” tratamos sobre comportamento empreendedor.  Nele, pontuamos alguns passos que se caracterizam como fundamentais para a construção e desenvolvimento de um modelo mental vencedor ou mindset vencedor. No artigo de hoje, propomos um breve aprofundamento do primeiro passo de um comportamento empreendedor pró-ativo. 

Palestra 1 (2).png
"O Futuro do Agro" - A riqueza chamada capital natural

Quando este assunto surge, o primeiro desafio é: Como realizar a exploração primária produtiva de forma eficiente contemplando a viabilidade econômica e a preservação dos recursos naturais?

Na reflexão deste processo devemos levar em consideração a origem do capital natural. O estoque dessas riquezas foram disponibilizadas ao homem pela natureza. Este é o pontapé inicial para refletirmos sobre como estamos conduzindo o sistema primário produtivo. 

Mas...o que compõem o capital natural? 

inovação.png
Nos dias atuais o que é indispensável para ser um empreendedor vencedor?

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE, neste ano de 2020, considerando o período até a primeira quinzena de junho, de cada 10 empresas que fecharam no país, 4 foram em decorrência da pandemia ocasionada pelo COVID-19. Ao total foram 1,3 milhão de empresas que encerraram suas atividades temporária ou definitivamente.

Isso nos remete a uma questão mais aprofundada: de fato a questão chave está nos fatores externos derivados da pandemia ou será que as razões podem estar intrinsecamente ligadas ao modelo de gestão que a empresa adota? Qual é capacidade de inovação do empreendedor  frente a situações inesperadas e fora de seu controle?

ales-nesetril-Im7lZjxeLhg-unsplash.jpg
"O Futuro do Agro" Tema Capital Físico

O assunto de hoje é Capital Físico: 

Você já parou para pensar, se o modelo de sua gestão de estoque dos capitais físicos, têm atingido a melhor performance?

Ao desenvolver os seus negócios, muitos dos empresários no agro utilizam de forma ineficiente o estoque de capitais físicos que possuem. Isso impacta diretamente na lucratividade de seus negócios e na rentabilidade da sua empresa.

O que é um estoque de capital físico?

perry-grone-lbLgFFlADrY-unsplash.jpg
"O Futuro do Agro" Tema - Capital Social

Como vimos na semana passada, muitos de nós recebemos pouco incentivo para aprendermos sobre gerenciamento do próprio dinheiro, dos comportamentos, da empresa que constituímos ou pertencemos, enfim, da vida como um todo. E quando o assunto passa a ser o  capital social do indivíduo pode ser que este “vazio” seja ainda maior. 

Mas... o que é o capital social para o indivíduo?

Ele é um bem público, é uma riqueza construída por vários membros geralmente pertencentes à mesma comunidade, podendo ter projetos em comum ou não.